Descrição:
A Tuia, conhecida no Brasil como Pinheiro de cemitério, Cedrinho ou Cipreste, é uma árvore nativa da Europa, da família Cupressaceae, muito utilizada.
Indicação:
Ótimo para uma alimentação natural e saudável.
Benefícios do chá de tuia
Alivia os sintomas da gripe e resfriados
Por promover efeito expectorante, o chá de tuia combate tosse, alivia congestão nasal, febre e demais sintomas típicos de gripe, resfriados e de demais problemas respiratórios. Não só, ela é antiasmática.
Pele saudável
A tuia também é utilizada de outras formas além do chá. Por exemplo, quando aplicada sobre a pele, ela pode ajudar na eliminação de verrugas – pequenas protuberâncias que surgem na pele e podem ter formas regulares ou irregulares, geralmente indolores. Nesse caso, deve ser aplicada sobre a pele na forma de tintura. Além disso, já foi apontada como útil no tratamento de psoríase, outra condição de pele.
Imunidade fortalecida
Naturalmente imunoestimulante e antiviral, a tuia garante uma imunidade mais fortalecida e, portanto, um corpo mais protegido contra doenças diversas, principalmente as de fundo inflamatório. Aumentar a imunidade é uma das maneiras de manter o organismo livre de doenças. Como se fosse uma fortaleza, o sistema imunológico é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? Os mais diversos problemas que podem atrapalhar nossas funções.
Ossos e juntas saudáveis
Ainda, pode ajudar a aliviar doenças relacionadas à saúde dos ossos e das juntas, como é o caso da artrite e da osteoartrite. Ambas costumam ser bastantes doloridas, assim como as neuralgias.
Como fazer o Chá de Tuiá:
Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Como Beber:
Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.