A Arctium lappa L., mais conhecida por Bardana é uma planta de raízes compridas e carnudas que possui forte poder medicinal. A planta costuma alcançar 1,50 metros de altura e suas flores podem ser de cor vermelha ou azul. Suas raízes e folhas costumam ser usadas para fazer chás na medicina caseira, mas também podem ser utilizadas como alimento, sendo até mesmo consumidas cruas, na Europa, por exemplo, seus brotos são ingeridos como verdura e no Japão já se cultiva uma variedade de raízes comestíveis.
No Brasil a Bardana tem um crescimento expressivo e às vezes é considerada como sendo uma espécie daninha nos pomares da região Sul. Antigamente era usada em misturas com outras ervas para fazer clareamento de pele, hoje ela tem função depurativa e cicatrizante. Suas raízes são eficazes para purificar o sangue, em doenças reumáticas, afecções em geral e distúrbios digestivos.
Ainda com a raiz se prepara uma pomada para eczema e uma loção que ajuda a evitar a queda capilar. Já com as folhas secas, pode ser feita aplicação para aliviar dores causadas pela picada dos insetos ou até mesmo torções e problemas de hemorroidas. A infusão das folhas secas é interessante para limpar feridas e inflamações superficiais. O extrato das sementes e suas infusões e decocções são indicados para curar enfermidades crônicas de pele.