As flores do sabugueiro têm propriedades expetorantes, estimulantes da circulação sanguínea, estimulantes da produção de suor, antivirais e anti-inflamatórias tópicas.
Assim, o sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe e resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, hematomas, frieiras e reumatismo.
As partes utilizadas do sabugueiro são as suas flores, que podem ser utilizadas para preparar um chá:
Para preparar o chá de sabugueiro, é necessário:
Ingredientes
Modo de preparo
Colocar 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e tomar 3 xícaras do chá ao dia.
Além disso, o chá pode ser usado para fazer gargarejos em caso de garganta inflamada e irritada ou no caso de presença de aftas.
Existem ainda pomadas com extrato de flores de sabugueiro na composição, que estão indicadas para o tratamento de rachaduras causadas pelo frio, hematomas, hemorroidas e frieiras.
Os frutos do sabugueiro se consumidos em excesso podem ter um efeito laxativo.
O sabugueiro está contraindicado para grávidas e lactantes.
Etiquetas: chás, ervas, gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, hematomas, frieiras, reumatismo